sábado, 29 de agosto de 2009

Super dicas: como lavar e passar corretamente os tecidos do inverno

People!

Não é porque o friozinho está chegando ao fim que vamos jogar nossas roupitchas quentinhas ao relento. Vamos lançar mão de tecidos como lã, couro, veludo e sarja. Esses tecidos que nos protegem no inverno ficam quietinhos durante um bom tempo no verão.

E quanto bate o frio de novo a gente corre pra pegar aquele blazer lindo, ou o casaco de lã preferifo..... mas e se eles tiverem engruvinhados ou embolorados? Provavelmente, isso aconteceu porque as peças foram mal guardadas.

Fique sabendo: blusas de lã não devem ser penduradas. Precisam ser colocadas em locais secos e espaçosos, o menos dobradas possível. Para desamassá-las, basta umedecê-las com o vapor do ferro e, se possível, passar a roupa com o aparelho na posição vertical.

Se for preciso limpar antes de usar, existe ainda uma segunda lição: cada tecido precisa de um cuidado diferente. Achei esse post no site da teacher Gloria Kalil com boas e valiosas dicas retiradas de: "O Livro Definitivo de Dicas & Sugestões Domésticas", de Cassandra Kent (Editora Marco Zero).

Espia:

É a etiqueta da peça que vai dizer se ela deve ser lavada à mão. Se isso não for necessário, coloque-a do avesso num saquinho próprio para lavar à máquina (evita "pegar" pelinhos). Nunca seque na secadora, para não encolher, e disponha no varal sempre na horizontal. Se precisar passar, faça-o do avesso e em temperatura baixa. No caso do cashemere: lave-o à mão com água fria e sabão bem dissolvido. Enxague muito e não torça. Seque a malha deitada. Passe apenas do avesso com a roupa ainda úmida, em temperatura bem baixa.

Veludo É um tecido resistente, mas os pelinhos precisam ficar sempre bonitos e fofinhos, por isso a dica é lavar do avesso. Veja a etiqueta para saber se pode ou não ir à máquina. Para passar, pegue a peça ainda úmida e mantenha do avesso. Vire e alise a penugem. Se continuar amassada, aproxime o ferro quente, mas não encoste no tecido.

Sarja O tecido não é fino, mas pode encolher e descolorir. Evite que isso aconteça: não misture-o com outras peças na máquina antes de ter certeza de que ele não desbota. Passe quando ainda estiver úmido. Se for um jeans, dispense o vinco. Se for uma capa com forro, passe muito bem o forro e depois o lado direito. E se você tiver ferro a vapor, próprio para passar roupas penduradas, aproveite para utilizá-lo nos casacos e capas de brim. São superpráticos.

Couro ou camurça Podem ser lavados em casa, desde que a etiqueta da peça permita. Depois de lavados, é preciso protegê-los com spray específico para não formarem manchas. A dica principal é esfregar a camurça com outro pedaço de camurça ou usar uma escova feita com o material. Para passar, coloque a peça do avesso ou use um paninho por cima e fique bem atenta à temperatura.

Para todos os públicos!